Bem vindos à Chá Azul!

Pega a sua xícara e se aconchega que lá vem história(s).




 
Somos uma família que cultiva flores e ervas medicinais e aromáticas. Há anos praticamos a arte de tea blending, que consiste em produzir chás e infusões combinando diversos elementos até chegar naquelas xícaras que nos proporcionam uma experiência inesquecível.  Ao longo dos últimos anos unimos nosso conhecimento sobre a terra com o mundo dos chás e infusões. E o que faz nossas infusões tão especiais? A sua cor azul totalmente natural, livre de corantes e outros processos químicos nocivos à saúde.
 
O elemento fundamental de todos os nossos blends é a flor da Clitoria ternatea (também chamada carinhosamente de Cunhã e Feijão Borboleta), uma leguminosa originária do sudeste asiático. A Clitoria ternatea é muito popular sobretudo na Tailândia e na Indonésia, tanto por seu potencial medicinal quanto pelo seu uso como corante azul comestível natural. 
 



 
 
Cultivamos a Clitoria e algumas ervas aromáticas – como capim limão (Cymbopogon Citratus) e erva cidreira brasileira (Lippia Alba), dentre outras - em Rio Bonito, município no interior do estado do Rio de Janeiro. Nosso processo de cultivo é baseado nos princípios da agroecologia e é também livre de agrotóxicos e adubos químicos. Nossa produção é feita a poucas mãos, garantindo assim a qualidade de um produto artesanal e feito com cuidado do plantio à embalagem. 



 
 
Nossa missão é proporcionar uma experiência sensorial completa e um #momentoazul único a cada xícara. Convidamos você a dar um mergulho nesse mundo azul conosco (:
 
 
As propriedades da Clitoria Ternatea
 
Trata-se de uma planta rica em fitoquímicos, substancias antioxidantes que tem diversas atuações no organismo como proteção contra doenças, envelhecimento celular, entre outros. Por conta disso, é notável sua atuação nas infecções de garganta e olho, febre, indigestão, calvície e fortalecimento da memória.




 
Ela também possui efeitos imunomoduladores que protegem o sistema imunológico. A infusão das flores é hepatoprotetora, isto é, protege o fígado e atua nas vias detox do mesmo, colaborando para a limpeza desse órgão e consequentemente do organismo. Tem ação antidiabética, uma vez que modula os níveis de glicose sanguínea. Outro aspecto importante da infusão de Cunhã é que é popularmente utilizada como reguladora do ciclo menstrual e proporciona profunda sensação de bem estar, brindando relaxamento e auxílio para estados de ânimo de ansiedade e depressão.